terça-feira, 2 de março de 2010

Miniconvites

Atualmente, muitos dos convites de casamento que têm tudo a ver com uma pergunta feita por uma virtual amiga casante chamada Karine: ela queria saber se as pessoas precisam comprar os presentes de casamento para os nubentes nas lojas em que eles colocaram as suas listas. Ela também gostaria de saber se é de “bom tom” anexar, no convite de casamento, o endereço da loja em que a lista de presentes dos noivos está à disposição dos convidados do casamento.
Karine e demais leitoras casantes, acho extremamente deselegante os “convitezinhos” presos dentro do convite de casamento para informar as lojas onde estão as possibilidades para presentear os noivos.
Ultimamente, tenho visto esses miniconvites serem usados para mais duas ocasiões: Ou para comunicar expressamente quem deve comparecer ao casamento; ou para pedir que o presente seja exclusivamente oferecido em dinheiro.
Vamos ao comentário dessas duas alternativas!
Entendo que a preocupação de todos os noivos é saber se os seus convidados vão estar confortavelmente acomodados e bem servidos no casamento, mas não precisamos ser tão diretas em colocar um pequeno convite exibível para que os seus convidados não compareçam acompanhados com os seus familiares, ascendentes e descendentes. Se vocês colocam de maneira correta para quem o convite é destinado, isso já diz tudo, não é mesmo? Mas, como sabemos que “educação não é para todo mundo” vocês já entendem: mesmo que vocês tenham todos os cuidados, a festa poderá ter convidados surpresa. Sugiro, nesse caso, já que vocês conhecem seus convidados como ninguém, que tal contar com esses imprevistos previstos?
A respeito da segunda alternativa, sugiro que vocês elejam alguns amigos mais íntimos para que eles divulguem o desejo dos noivos em serem presenteados com dinheiro. Esqueça, portanto, os miniconvites anexados ao convite de casamento.
Amigas, voltando ao assunto do início do nosso texto, quero lhes dizer que a noiva deve sim fazer uma lista de presentes de casamento com preços bem variados, deixá-la em diversas lojas e esperar que os telefonemas de seus amigos indaguem onde essa lista se encontra. Fiquem descansadas. Não se angustiem. Os presentes escolhidos, os não escolhidos, os desejados e os não-desejados chegaram à sua porta com ou sem os miniconvites.

Um comentário:

  1. Isadora - ainda bem que voce disse: “educação não é para todo mundo”!! o que é uma pena! conheço exemplos em que, mesmo sabendo que o orçamento era limitado, os proprios amigos mais proximos pediram miniconvites extras para amigos, amigos de amigos, primos de nao sei quantos graus, e por aí seguia....=/

    ResponderExcluir